A de Alarmismo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

 

A avaliar pela enorme quantidade de atenção que lhe é prestada, a gripe A é uma doença incrivelmente nefasta que aniquilará grande parte da humanidade se não for tomada uma panóplia de precauções, desde ter um medo mortal de corrimões, maçanetas e afins, até lavar as mãos sempre que se volte a casa, não vá o H1N1 andar escondido nalguma unha. É tanto o pânico que até há gente a andar de máscara, como se o Ébola estivesse à solta.

Claro que eu não vou pôr-me a tremer que nem um despertador. A gripe A e a gripe normal são tão parecidas que são indistinguíveis na maioria dos casos. O tratamento é essencialmente o mesmo, o tempo de recuperação também e a taxa de mortalidade idem aspas.

Mesmo o facto de esta ser uma gripe fora de época significa pouco, dado que até agora a gripe A tem-se propagado a ritmo de lesma, precisamente porque o clima do Inverno é o mais propício à propagação da doença - tal como a gripe normal.

Sim, os grupos de risco estão, bem, em risco, mas isso é verdade para qualquer doença e a vacina para a gripe A está prestes a chegar para esses grupos (e para os paranóicos, naturalmente).

No meio disto tudo, as pessoas ficam com os cabelos em pé de cada vez que morre alguém de gripe A, ignorando o facto de que a gripe normal mata largos milhares (se calhar até milhões) de pessoas todo o santo ano. Parece que a gripe normal é tão normal que as pessoas se esquecem que ela existe.

Dado tudo isto, o meu conselho é que simplesmente continue a sua vida como normalmente. Vá a centros comerciais tantas vezes quantas desejar. Pode até ir beijando os corrimões de vez em quando. Ficará imune à gripe A sem o incómodo de ter que tomar a vacina. Claro, terá que tratar uma gripe, mas isso é um inconveniente menor.

Se já comprou álcool, pode sempre bebê-lo, o que certamente o deixará um pouco mais descontraído. As máscaras darão muito jeito ao seu grupo de teatro local, especialmente se este estiver a ensaiar uma peça sobre a gripe A.

Entretanto, eu vou comprar acções da Roche enquanto posso.

1 aforismos:

MariaEduarda disse...

brilhante. simplesmente, brilhante.

De facto, fico com vontade te espirrar só com o excesso de informações sobre a gripe.